Idealizada por Juscelino Kubitscheck, Brasília nasceu há 60 anos fruto de uma visão realmente empreendedora. Uma cidade construída em mil dias com a marca da coragem, do trabalho e da Esperança. Nasceu para ser o berço do novo Brasil e promover a interiorização do País


Por Francisco Maia*

Acolheu muito bem a todos nós pioneiros que para cá viemos ajudar a construir essa cidade. Formou-se assim uma capital de todos os brasileiros, de todos os sotaques, credos, raças e religiões.

Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília ficou famosa pela arquitetura moderna e chamou a atenção de muitos visitantes pelas áreas verdes e pela monumentalidade de seu horizonte e de suas construções. Apelidada de Capital da Esperança, Brasília nos dá a certeza de que passaremos por essa crise juntos. A cada alvorada na cidade é uma nova página em branco para a gente escrever um novo destino e procurar ajudar quem mais precisa.

É nessa Esperança de Brasília que nos agarramos. Nós, da Fecomércio-DF, do Sesc, do Senac, e do Instituto Fecomércio, acreditamos em trabalhar para melhorar a vida da população e a vida na cidade. Estamos sempre unindo esforços para que Brasília se consolide cada vez mais como a capital do turismo, da economia criativa, das mulheres, da inovação e dos setores de comércio e serviços.

Nessa crise temos procurado formas de combater o coronavírus e ajudar os brasilienses. Por meio das nossas instituições estamos produzindo máscaras cirúrgicas para Secretaria de Saúde, doando alimentos e materiais de higiene para os mais necessitados, estamos realizando testes de Covid a preços acessíveis, fabricando marmitas de 5 reais para os comerciários, auxiliando o governo na tomada de decisões, fortalecendo o comércio de vizinhança e mantendo em funcionamento serviços essenciais de saúde.

Vamos superar essa fase difícil, mantendo o espírito inovador e solidário que sempre foram marcas da capital federal. Tenho certeza que com a colaboração de todos venceremos mais essa batalha. A Cidade da Esperança serve de exemplo para todo o Brasil que com fé, união e muito trabalho tudo é possível.

Uma salva de palmas para capital de todos os brasileiros. Parabéns Brasília Sempre Monumental!


*Francisco Maia é presidente do Sistema Fecomércio-DF.